Normas
 
   
 

Srs. Congressistas,

Seguem as modalidades de apresentação de trabalho no congresso:

COMUNICAÇÕES

Trabalhos de caráter acadêmico-científico. Deverão estar de acordo com os grupos temáticos definidos para o seminário. Os trabalhos, selecionados pela Comissão Científica, deverão ser redigidos preferencialmente em português. Os trabalhos deverão estar incluídos nas áreas de Tradução ou Lingüística Aplicada:
  • O tamanho máximo não poderá ultrapassar a 8 páginas incluindo as referencias bibliográficas completas e os anexos, digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, margem 2,4 cm e espaço 1,5.
  • Todo trabalho deve ser precedido de uma página em que se indique o título centralizado, na linha seguinte à direita, o nome do autor ou dos autores, a situação acadêmica e instituição à que pertence. Na mesma página, na linha seguinte, um resumo de no máximo 250 palavras, e palavras-chaves, (máximo de três) em Times 10 e espaço simples.
  • As citações breves (até três linhas) deverão fazer parte do corpo do texto, em itálico. As citações longas (com mais de 3 linhas) deverão vir separadas do texto destacado com margem de oito cm, fonte Times new Roman, Tamanho 10, espaço simples (sem aspas nem itálico)
  • As notas, quando necessárias, deverão aparecer no pé de página, (Times 10) e espaço simples. A fonte da citação ou referência virá entre parêntesis e no corpo do texto com o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página, (se for o caso) separados por vírgula. Nas notas não se incluem as referências bibliográficas completas. Estas deverão aparecer na bibliografia final.

A bibliografia deverá seguir à seguinte apresentação:

    • Para livros: Sobrenome do autor(s), nome, ano de publicação, título da obra (em itálico), número de edição, local de edição e editora.
    • Para artigos: Sobrenome do autor(s), nome, ano de publicação, título do artigo (entre aspas), nome da revista (em itálico),e pp.(páginas)
    • Para capítulos de livros ou comunicações em anais de congressos: Sobrenome do autor(s), nome, ano de publicação, título do capítulo, (entre aspas) nome do editor ou organizador, título da obras (em itálico) número do volume (se for o caso), número da edição (se for o caso), local da edição, editora e pp.
    • Os anexos deverão aparecer no final do trabalho assinalados por letras (Anexo A, B, C, etc.) As tabelas, mapas, gráficos e fotografias deverão ser originais e oferecer a melhor qualidade possível. Todos esses devem ser enviados em arquivos separados, (jpg ou bmp) numerados e acompanhados de uma legenda que os identifique.
    • As palavras que se quiser ressaltar por razões de conteúdo ou estilo devem aparecer em itálico. Cada parte do texto será assinalada por um número (por exemplo: 1. Introdução, 2. Quadro teórico, 3. Desenvolvimento, 4. Conclusão, etc.)
    • Os trabalhos deverão ser entregues no primeiro dia do evento, em duas cópias, impressos em papel (um com identificação, o outro anônimo) e gravados em disquete ou CDRom, preferencialmente na aplicação Word 97 ou superior.
    • Deverá ser enviado um resumo de, no máximo, 250 palavras (para publicação no caderno de resumos).
    • Cada expositor disporá de 20 minutos para sua comunicação. Se para o desenvolvimento da exposição for necessário algum material didático, retroprojetor, datashow, vídeo/DVD, TV ou aparelho de som, o expositor deverá solicitá-lo no momento da inscrição.